quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Boas ondas do Cantagalo

O desejo de todo surfista é encontrar a onda perfeita e nessa busca incansável descobri que essa tão sonhada onda não está nas paradisíacas praias do Hawaii. O pico fica no coração da Zona Sul carioca: Morro do Cantagalo, Brasil.


Num CIEP da comunidade, está a sede do Favela Surf Club, um projeto que a mais de 20 anos leva educação e cidadania ao dia-a-dia de crianças e adolescentes através do surfe.

Comandado pelos instrutores Rogério e Tiola, o projeto foi recentemente beneficiado pelo quadro "Lar Doce Lar" do programa Caldeirão do Huck, passando por reforma total, o que garantiu fôlego novo aos coordenadores e alunos.

Na sede do projeto, os alunos participam de atividades culturais, profissionalizantes, sem esquecer das importantes noções de preservação do Meio Ambiente. Com a reforma, o Favela Surf Club ganhou uma loja que comercializa vestuário e acessórios para a prática do esporte, auditório, fábrica de pranchas e salão de atividades.

Meses depois de todas essas mudanças estruturais, estive visitando o projeto com a intenção de saber o tamanho do impacto que a transformAÇÃO teria causado nas vidas dos envolvidos. Encontrei a sede intacta, funcionando a todo vapor e um campeonato mundial de surfe profissional sendo realizado nas areias do Arpoador com realização do Favela Surf Club.

Correndo eufóricos de um lado pro outro com suas novas roupas de borracha, estavam Pikachu e Mansini, alunos da escolinha, que na semana anterior defenderam a bandeira do Favela Surf Club no Campeonato Estadual Sub-14, na Praia do Recreio, atingindo resultados surpreendentes. Pikachu tem 10 anos, é o mascote do FSC, órfão de pai (morto em confronto com a polícia) e dono de um estilo único quando desliza sobre as ondas. Quando perguntei o que ele esperava do futuro, a resposta foi imediata e precisa:

"Quero ser o melhor surfista do Arpoador. Ajudar quem precisa, ser trabalhador, porque bandido... um dia morre."

Toda a equipe do Oakley Rio Pro International 2010 tinha alguma ligação com o projeto: um simpático recepcionista de atletas bilingue, jurados, seguranças, auxiliares de serviços gerais e na execução Rogério, Tiola e Alexandre "Pretão", a eficaz equipe que faz o FSC acontecer.

O clima era um misto de agitação, alegria e esperança. É que em meio a correria para fazer com que tudo desse certo e atenção redobrada às notas, baterias e ao vento que parecia querer estragar a festa, ainda sobrava tempo para torcer por Marcelo Bispo, o "Preto Louro" e Simão Romão, surfistas profissionais, "crias" dessa iniciativa que é a prova que força de vontade aliada às boas oportunidades podem transformar tristes realidades em grandes histórias de sucesso.

O Favela Surf Club fica na Rua Saint Romain, 200
Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro
http://www.favelasurfclub.org.br/
favelasurfclub@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário