quarta-feira, 1 de setembro de 2010

5X Favela, 10X Expectativas Frustradas


Tenho ido ao cinema com uma certa frequência, graças a "promô" de segunda...ingresso por 6 "mariolas" é um luxo! Passando pelos corredores do UCI observei o cartaz da produção nacional e do gueto: "5X Favela, agora por nós mesmos". Vibrei! Adoro quando mentes férteis das comunidades orpimidas divulgam através da arte, a vida como ela é nos becos e vielas da vida!
Corri pra assistir na segunda-feira (claro!) seguinte ao fim de semana da estréia.
A fila enorme e os fotógrafos e diretores do longa circulando de um lado pro outro aumentavam (E MUITO) minha expectativa. No hall do cine, "geral" se conhecia. Uns da CDD, uns do VIDIGA... a intenção era "representar" sua favela, seja lá qual for a facção e o grau da "guerra fria'.
Sentada diante daquela mega tela, com a sessão lotadíssima tipo baile da Chatuba, esperei com todas as minhas forças a "parada" fluir. Não fluiu.
Tirando o super lindo e competente Thiago Martins e o muito bom ator, Silvio Guindane, não vi mais nada que me empolgasse.
O objetivo era mostrar a favela dos moradores, já que a dos "polícia" e dos "band" já tá pra lá de divulgada. Sendo assim, acho que as histórias deveriam ter mais emoção, desfecho e sequência. Afinal, o assunto é o cotidiano daquela gente, e eu como boa "favelada", sei que emoção é o que não falta pra quem dribla as dificuldades pra levar a vida com o mínimo de tranquilidade.
5X Favela é um bom documentário de quase realidades, isso sim!
A minha "bolação" é que com recursos da Ambev, BNDES, OGX , a galera poderia ter colocado a boca no trombone, a bunda na janela, enfim...
Aí, daqui a alguns meses chega Tropa de Elite II, cheio de pose e patrocínios, elevando o braço forte (e torto) da lei e "apaga o balão" da galera que ralou pra caramba (talvez nem tanto) pra fazer a voz da periferia ecoar pelo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário